Gostou do artigo? Compartilhe!

O Básico sobre a Melatonina

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Fisiologia do Sono - Melatonina

Nosso sono é influenciado por vários fatores, mas dentre os mais importantes estão os chamados Sincronizadores, do alemão, Zeitgebers:

- O Ciclo Geofísico, Dia - Noite (seria mais corretamente dizer fases Claro - Escuro, pois numa caverna, por exemplo o fato de ser dia ou noite perde a importância).

- As Influências Sociais, exigências profissionais, acadêmicas.

- O Exercício Físico, rotinas, manutenção, excesso ou inatividade.

- Nosso Ciclo Alimentar, nossa necessidade, regularidade.

Essas oscilações externas sincronizam os ciclos vigília -sono endógenos promovendo um ajuste, ou muitas vezes desajustando, quando em desequilíbrio!


Um desses sincronizadores, desta vez interno, é a Melatonina.


Equivocadamente chamada de Hormônio da Noite, pois é "disparada" pela escuridão, possui também um ritmo próprio e tende a ter um pico maior à noite. 
Produzida e secretada pela Glândula Pineal, reflete a duração do período noturno isto é, transmite o fotoperíodo, e influencia parcialmente no controle da temperatura central.

Desde o nascimento até os 9 meses é ofertada através do leite materno. Depois, inicia-se o ritmo de pico noturno.

A sua concentração é maior entre os 3 e 5 anos de idade, com outros picos de concentração na puberdade (lembrem-se, os adolescentes parecem querer dormir mais...). Dos 15 aos 18 anos ocorre um recuo, mantendo-se estável até o início da velhice, quando começa a cair.

Durante o dia, o início secreção começa por volta das 20:00h. O pico ocorre por volta das 04:00h da madrugada. Mínimos lampejos de luz no quarto, no corredor podem inibir a secreção desse importante hormônio.

Não pode ser considerado absolutamente como o “hormônio do sono”, mas auxilia na sua consolidação

Sua maior concentração pode causar sonolência transitória e seu uso pode ser terapêutico: distúrbios de ritmo, jet lag, cegueira, trabalhadores de turno.

Autor

Dr Leonardo Maciel da Cunha

Dr Leonardo Maciel da Cunha

Neurologista

Especialização em Medicina do Sono no(a) Instituto do Sono, Sp.